Última hora: Dinamarquesa Vestas entra em Angola em 2012
A empresa dinamarquesa Vestas, uma das líderes mundiais em produção de energia eólica, deverá instalar uma unidade em Angola no próximo ano, de acordo com a agência angolana de notícias, a Angop.
Segundo Mário de Graviria Forbian, director-geral da Vestas em Portugal, a escolha de Angola para aplicar este projecto teve em conta a estabilidade política do País, assim como a “brutal” capacidade financeira.
A Vestas já está presente em Cabo Verde, onde tem em curso um projecto idêntico ao que prevê instalar em Angola. Também o mercado moçambicano está a ser avaliado, até porque o País recebeu recentemente um financiamento internacional para investir em energias renováveis.
No site da Vestas já se pode encontrar um link para perguntas sobre projectos em Angola, Moçambique ou Cabo Verde, sendo que o escritório a contactar – Vestas Mediterranean – está sediado em Madrid, Espanha.
Fundada em 1945, a Vestas será hoje a maior empresa de produção eólica do mundo, empregando mais de 23 mil pessoas.
Segundo um ranking elaborado em 2010 pela MAKE Consulting, a Vestas tem perdido quota de mercado para os concorrentes nos últimos anos. Ainda assim, lidera o mercado com 12,5% de quota em 2009 – contra 28% em 2007.