Transplante de penas ajuda corvo a voltar a voar (com FOTOS)



Na Primavera passada, Maureen Bergin reparou que um dos corvos de um casal que voava perto de um parque de estacionamento em Richmond, no estado norte-americano do Virginia, tinha algumas dificuldades em voar, e manteve-se atenta.

Durante três meses, esta cidadã monitorizou o dia-a-dia do corvo, até que percebeu que ele deixou de poder voar e levou-o até ao conhecido (pelo menos por nós) Wildlife Center of Virginia, onde procurou – e conseguiu – a respectiva ajuda.

Segundo conta o Times-Dispatch, os veterinários do centro rapidamente descobriram que o corvo tinha perdido várias penas nas suas asas, membros essenciais para voar. “Os testes mostraram-nos que estavam ácaros presentes do corvo, o que provocou a queda acentuada das suas penas”, explicou o centro.

Numa primeira fase, os veterinários administraram um conjunto de anti-parasitas e anti-inflamatórios. O tratamento acabou com os ácaros, mas o corvo não conseguiu voltar imediatamente à natureza, uma vez que as suas penas demoram algum tempo a voltar a crescer.

“Para além de serem necessárias para voar, as penas servem como parte da termorregulação e protecção do seu ambiente”, escreveu o centro. “Por estas razões, a ave não pôde ser libertada na vida selvagem, devido à cobertura insuficiente de penas”.

Para contornar esta situação, no último mês os veterinários optaram por desenvolver um procedimento especial para ajudar a aumentar a velocidade da recuperação da ave – um transplante de penas.

Assim, os veterinários acrescentaram seis penas numa asa e uma na outra. Para cada pena, o processo envolve talhar um pequeno pedaço de bambu e depois aparar a ponta do eixo da pena com a ponta do eixo que permanece na ave, para que ambas sejam coincidentes.

De acordo com o The Dodo, uma parte do bambu liga à pena “falsa” e outra à pena verdadeira, e ambas ficam ligadas através de um adesivo.

Apesar de duas das penas terem caído, a verdade é que o transplante foi um sucesso e o corvo estava a voar duas semanas depois. Provavelmente, até sua casa.

[nggallery id=1102 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...