Como se defende um porco-espinho perante 17 leões esfomeados? (com FOTOS)



Para os animais que não estão no topo da cadeia alimentar, a savana africana pode ser um local bem complicado. Mas há um que vem equipado para se defender de animais bem maiores – aliás, de 17 animais bem maiores.

Um porco-espinho foi visto recentemente a colocar em jogo as suas competências de sobrevivência na Reserva de Londolozi, na África do Sul. De acordo com Lucien Beaumont, que filmou a performance, a situação parecia complicada, no início, mas o pequeno animal conseguiu levar a melhor entre 17 leões – sim, dezassete.

“Nem tudo foi perdido”, explicou Beaumont. “O porco-espinho começou a abanar a cauda e o barulho era bastante dissuasor. Depois, ele correu em marcha-atrás até qualquer leão que estivesse perto, um mecanismo de defesa comum a qualquer porco-espinho ameaçado”, revelou o responsável.

Os predadores mantiveram-se à volta do porco-espinho durante bastante tempo, mas todas as suas tentativas de atingir o animal foram mal sucedidas. Não é normal o leão ficar com fome durante uma caçada, mas foi exactamente isso que aconteceu.

“Este porco-espinho sortudo conseguiu viver e ver o nascer de outro dia”, concluiu Beaumont. No entanto, a decisão dos leões em não insistir na perseguição do animal também foi acertada. Um estudo recente descobriu que os porcos-espinho utilizam os seus espinhos afiados não só como escudo mas também como arma, e há casos em que ela foi letal para os adversários – leões incluídos.

Veja o vídeo e, na galeria, algumas fotos do feito.

[nggallery id=1138 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...