TroiaResort celebra Dia da Terra com “Passeio pela Biodiversidade”
O TroiaResort vai celebrar o Dia da Terra, na próxima sexta-feira, com a iniciativa “À Volta da Caldeira de Tróia, um passeio pela biodiversidade”, evento promovido pela BioDiversity4All.
O passeio está a ser organizado em parceria com o professor Francisco Andrade, da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa/Instituto do Mar e inclui uma visita de três horas à Caldeira de Tróia, durante a qual serão observadas as aves limícolas – que vivem no sapal – a avifauna do pinhal e as principais espécies dos habitats envolventes, incluindo áreas primitivas e humanizadas.
A Caldeira de Tróia é uma laguna do estuário do Sado que forma uma reentrância na Península de Tróia. Tem uma área de 103 ha, um comprimento máximo de 2,5 km e largura até 300 metros. Esta laguna comunica com o estuário do Sado através de uma embocadura virada a norte.
Dominada pelas marés, a Caldeira de Tróia fica quase seca na baixa-mar e forma um plano de água na preia-mar. Os fundos são lodosos, na embocadura, e de areia, sendo progressivamente lodosos à medida que avançamos para o interior, onde existem manchas de sapal. A envolvente é formada por dunas com diferentes tipos de vegetação, das áreas mais húmidas – onde surge água doce à superfície – até ao pinhal e áreas de zimbral.
Pode inscrever-se através do email live@troiaresort.pt, sendo que o ponto de encontro é a entrada do caminho de acesso às Ruínas Romanas, pelas 9h30.
Segundo explicou o TroiaResort em comunicado, esta é mais uma das iniciativas com que o empreendimento procura divulgar o património natural da região, que é precisamente um dos seus factores de diferenciação.
Até hoje, já foram inventariadas mais de 600 espécies no TroiaResort, entre flora, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e outros organismos.