6 conselhos para relaxar as pernas depois de uma corrida
No final de uma maratona ou de um treino, é comum os atletas sentirem as pernas pesadas e cansadas, e um excesso de calor nos músculos. Para que posa evitar lesões e estar preparado para um novo treino no dia seguinte, o ESPN Run partilhou uma lista de dicas que o vão ajudar a relaxar as pernas.
Leia mais notícias sobre correr e exercício físico n’o Meu Bem Estar, o nosso agregador irmão.
1.Alongamentos
Para evitar lesões, os alongamentos são essenciais antes e após o treino ou corrida. Portanto, é muito importante que dedique alguns minutos a alongar de forma correcta. Faça alongamentos entre 10 a 20 segundos, começando a partir da zona mais baixa e depois subindo gradualmente.
2.Água fria ou gelo
Este é um anti-inflamatório natural, que impedirá que os músculos que tiveram mais impacto durante o exercício fiquem inflamados. Coloque as pernas em água gelada ou em gelo durante dez minutos. Este procedimento ajudará a reduzir a inflamação muscular.
3.Banhos de contraste
O banho de contraste quente e frio é um dos mais simples e mais eficazes tratamentos com água. Consiste em imergir qualquer parte do corpo em água quente primeiro, e depois em água fria. Este procedimento ajudará a recuperar o fluxo sanguíneo nos músculos da perna.
4.Manter as pernas elevadas quando está deitado
Depois de correr, deve apoiar as pernas numa parede. Este exercício irá facilitar a circulação sanguínea.
5.Meias de compressão relaxantes
Pode utilizar meias de compressão que exercem pressão de forma regular ao longo da perna, ajudando-as a relaxar.
6.Electro-estimuladores
Se gosta da tecnologia aplicada ao desporto, este tipo de aparelhos têm programas de recuperação muscular, que o ajudarão a recuperar rapidamente.
Foto: Timothy Krause / Creative Commons