Índia deverá anunciar em 2015 plano para reduzir as emissões de CO2



A Índia deverá apresentar no início de 2015 um plano para reduzir as emissões de gases com efeito estufa. O país é o terceiro maior emissor deste tipo de gases, depois dos Estados Unidos e da China e, até agora, mostrava alguma resistência em responder aos apelos internacionais para reduzir as emissões de gases.

Recorde-se, no entanto, que no último mês, os Estados Unidos e a China anunciaram um acordo para reduzir as emissões de gases com efeito estufa. Consequentemente, as atenções viraram-se para a Índia e a pressão para que seja apresentado um plano de redução das emissões é cada vez maior.

O Indian Business Standard escreve que o plano deverá ser apresentado já em Janeiro, quando Barack Obama visitar a Índia, a convite do primeiro-ministro indiano Nerendra Modi. Contudo, de acordo com fontes do Governo indiano, o plano deverá indicar ainda que as emissões deverão atingir um pico antes de começarem a diminuir.

Com a apresentação deste plano, a Índia responde também aos apelos das Nações Unidas. A organização espera que os Estados-membros apresentem os seus objectivos de redução de emissões até Março de 2015.

Até agora, a Índia tinha uma maior flexibilidade no que concerne às emissões devido à extrema pobreza que afecta a maior parte da população do país. Cerca de 300 milhões de pessoas, de uma população com mais de 1,2 mil milhões, não têm acesso à electricidade e a intenção governamental de estender o acesso à rede eléctrica deverá fazer com que as emissões de gases continuem a aumentar nas décadas futuras. Também os planos de dobrar a produção de carvão nos próximos cinco anos deverão contribuir para o aumento das emissões, pelo que não são claros os moldes em que o plano para a redução das emissões será apresentado.

A Índia é particularmente vulnerável às alterações climáticas e as principais cidades do país lidam regularmente com níveis de poluição que fazem Pequim corar. Nova Deli está já a considerar fechar as escolas nos dias em que os níveis de poluição constituem um risco para a saúde humana.

Foto:  HerrBerta / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...