Sal utilizado para remover o gelo das estradas é prejudicial aos cursos de água



Nesta altura do ano, em muitas cidades mundiais, a opção mais utilizada para remover o gelo e a neve das estradas é o sal. Porém, ao provocar o degelo e ao misturar-se com a neve, o sal acaba por ser arrastado na água, infiltrando-se nos solos e nos cursos de água perto das estradas, o que é prejudicial para estes últimos.

De acordo com uma investigação da U.S Geological Survey, esta água salgada faz aumentar os níveis de cloreto dos cursos e reservatórios para onde escorre. “Em muitos dos cursos de água que analisámos, as concentrações excediam os níveis considerados nefastos para a vida aquática”, indica Steve Corsi, hidrologista que participou no estudo, cita o Environmental News Network.

No estudo foram analisados os níveis de cloreto em vários cursos de água durante o inverno desde os anos 1960, mas a investigação concentrou-se essencialmente entre 1990 e 2011. O número de vezes em que foram encontrados níveis tóxicos de cloreto na água aumentaram para o dobro ao longo das duas décadas.

As razões para o aumento dos níveis de cloreto na água podem ser muitos, mas durante o inverno o investigador aponta como principal causa o sal utilizado nas estradas. “Muitos negócios e empresas têm parques de estacionamento, quase todas as estradas têm passeios e muitos residentes têm alpendres ou passeios nas habitações e como tal existem muitas pessoas a utilizar sal para descongelar estas vias”, indica o investigador.

Foto: EricReplied / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...