Novo personagem da Turma da Mónica é viciado em sustentabilidade
Chama-se Marcelinho, foi inspirado no filho mais novo de Maurício de Sousa, o cartoonista da Turma da Mónica, e é a mais recente personagem da banda desenhada brasileira. Marcelinho acabou de chegar ao Bairro do Limoeiro e vai passar a interagir com personagens como Mónica, Cebolinha, Cascão, Magali ou Franjinha.
“Marcelinho é um garoto de sete ou oito anos, (…) não gosta de desperdício, presta atenção aos gastos e dá-se muito bem com os números”, explica o site oficinal da série.
Quase todos os dez filhos de Maurício de Sousa, de 79 anos, são retratados como personagens nas suas obras – Marcelinho é o mais recente a chegar à banda desenhado do seu pai. “O personagem foi inspirado pelo filho mais novo do Maurício de Sousa que, quando pequeno, era realmente preocupado em ser certinho. Certo dia, ao ver que o pai usava mais água do que o necessário para escovar os dentes, ele disse: ‘Pai, assim a água do mundo vai acabar’. A personagem nasceu assim”, explica o site oficial da Turma da Mónica.
Segundo Maurício de Sousa, há seis anos que Marcelo está para ser retratado. “Ele já nasceu com o chip do económico e preocupado com a sustentabilidade do planeta”, explicou ao Planeta Sustentável.
A Turma da Mónica é actualizada todas as quintas-feiras, no seu site. A primeira “trama” de Marcelinho prende-se com uma temática muito presente no Brasil, nas últimas semanas: a falta de água.
Recorde-se que desde Novembro de 2013 que a Amadora tem um parque temático ligado ao imaginário da Turma da Mónica. O parque substituiu uma zona industrial degradada, como pode rever num episódio passado do Economia Verde.