Roadshow do Projeto 80 arranca hoje. O que pode esperar?



O roadshow do Projeto 80 regressa hoje à estrada e vai fazer a sua primeira paragem em Setúbal, na Escola Secundária da Amora, onde estará ate amanhã. Segundo a organização, a motivação, espírito de equipa e incentivo são os principais valores que caraterizam o espírito que o roadshow do Projeto 80 pretende levar às escolas que vai visitar. Nas suas visitas, o roadshow vai desafiar os jovens estudantes a participarem em actividades interactivas que promovam o trabalho em equipa e a criatividade.

“As actividades deste roadshow visam inspirar os jovens estudantes para se tornarem mais empreendedores e participativos, usando a criatividade e o trabalho em equipa como motores de desenvolvimento de projectos promotores de práticas sustentáveis”, explicou a organização em comunicado.

A participação dos jovens alunos nas actividades do roadshow permite que estes desenvolvam espírito crítico, solidário e empreendedor. “[São] competências que serão valorizadas no presente, enquanto estudantes e cidadãos, mas também enquanto profissionais e decisores do futuro”, continua a organização. O roadshow decorre até 5 de Maio e visitará 18 escolas de 18 cidades de norte a sul do país.

Conheça algumas das atracções do roadshow, que é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da direcção-geral da Educação, direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio do Governo de Portugal. A 3ª Edição do Projeto 80 é patrocinada pela ADENE, Amb3E, Continente e Sociedade Ponto Verde.

Recicla Challenge Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde vai lançar um atelier de escrita criativa e vídeo. Os jovens são desafiados a reescrever a letra da música Vayorken, da rapper Capicua. No final, cada equipa gravará um videoclipe com a sua letra. Os vídeos serão posteriormente disponibilizados no facebook para ser votado o melhor por escola.

Amb3E 

A Amb3E desafia os jovens a tirarem uma foto criativa ou produzirem um vídeo de 60 segundos, utilizando como fundo uma imagem alusiva à temática – um Ponto Electrão e alguns REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos). O vencedor nacional será escolhido pelo júri indicado pela Amb3E, a partir de uma pré-seleção composta por cinco participantes mais votados na página de Facebook da Amb3E. O vencedor será premiado um Smartphone Galaxy S4.

Encontros distritais de Associações de Estudantes

Durante o roadshow, os jovens têm oportunidade de partilhar experiências e ideias relativas a actividades que podem ser desenvolvidas nas escolas e nas comunidades onde estão inseridos, dado que serão promovidos encontros com a participação de membros de Associações de Estudantes de escolas do ensino secundário do respetivo distrito. Nestes encontros, dinamizados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, são dadas informações relativas às políticas de apoio ao associativismo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...