EUA: 9.000 animais resgatados de matadouros em mega operação activista (com FOTOS)



Mais de 9.000 animais foram resgatados de um matadouro onde viviam em dor e sofrimento numa operação a que os investigadores chamaram “ a pior operação de tortura existente dos Estados Unidos”. Os animais foram salvos de um matadouro ilegal no estado da Flórida, que operava sob o nome de Coco Farms.

A actividade ilegal do matadouro foi desmascarada pelo grupo Animal Recovery Mission. Alegadamente, a Coco Farms tinha licença para vender animais vivos, mas a realidade era um pouco diferente. “Entrámos como clientes e basicamente fomo-nos tornando amigos. Lentamente criámos relações com eles até que fizessem as suas actividades regulares na propriedade à nossa frente, até que se sentiram confortáveis o suficiente para começar a matar os animais”, afirma Richard Couto, fundador do Animal Recovery Mission, ao Dodo.

De acordo com o fundador da organização, a realidade observada no matadouro era “brutalmente chocante”. “Ferviam animais vivos, assim como também os esfolavam vivos. Penduravam cabras de cabeça para baixo, degolavam-nas e depois arrancavam-lhes as cabeças enquanto estavam vivas”, descreve Richard Couto.

Couto indica que os funcionários da quinta preferiam estes métodos de tortura a outros mais humanos, estimando que eram brutalmente mortos cerca de 300 animais diariamente na quinta, que opera há pelo menos 45 anos em segredo. “Percebemos depois que investiam muito em anúncios em jornais asiáticos. Provavelmente cerca de 40% a 50% do seu negócio era feito com restaurantes asiáticos da região. Escaparam ao sistema porque tinham autorização para ter animais vivos na quinta”, explica Couto.

Meses depois de terem conseguido recolher provas, a Animal Recovery Mission, em colaboração com as autoridades locais, conseguiu fechar a Coco Farms. Na última semana, voluntários da organização em conjunto com mais de 100 polícias fizeram uma incursão pela quinta, onde o proprietário e vários funcionários foram detidos.

Actualmente, a organização está a resgatar os mais de 9.000 animais vivos que se encontram na quinta. “Esta é provavelmente a maior operação num matadouro ilegal na história dos Estados Unidos”, indica Couto. Os animais vão agora ser retirados progressivamente da propriedade e transferidos para quintas e santuários de todo o estado norte-americano.

[nggallery id=1633 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...