Lago norte-americano aparece com 3.000 peixinhos-dourados (com FOTOS)
Há cerca de 3.000 peixinhos-dourados a nadar num lago de Boulder, no estado norte-americano do Colorado, o que está a preocupar as autoridades norte-americanas, que acreditam que alguém terá atirado entre quatro a cinco peixes de aquário para o lago, há uns anos.
Segundo a cadeia televisiva ABC, os peixes reproduziram-se de forma massiva e agora dominam o lago, o que coloca em causa as espécies nativas. “Os peixinhos-dourados não são uma espécie nativa e são muito prejudiciais ao ecossistema aquático”, explicou Kristin Cannon, directora de vida selvagem de Boulder. “Queremos encorajar o público a não atirar os peixes não desejados para as nossas águas. É ilegal e prejudica o ambiente”, acrescentou.
Esta situação não é nova nem rara: as pessoas não sabem o quão perigoso é introduzir novas espécies num ambiente. As espécies invasoras podem espalhar doenças e ameaçam as plantas e animais nativos.
De acordo com o USA Today, existem duas soluções para resolver o problema: drenar o lago e restituir as suas espécies nativas ou trazer um barco especial, com electrochoque, para atordoar os peixes. Inconscientes, os peixinhos-dourados podem ser recolhidos e utilizados como alimento para répteis.
Esta não é a primeira vez que o Colorado lida com uma situação idêntica. Em 2012, responsáveis do estado retiraram 2.000 carpas koi do lago Thunderbird, em Boulder. Os mexilhões-zebra, não nativas, também ameaçam o bioma.
[nggallery id=1704 template=greensavers]