A imagem dos países em proporção à sua população online (com FOTOS)
Todos os dias, quando fica online, está a entrar na World Wide Web: um lugar onde a maior parte de África desaparece e onde a China eclipsa a Rússia como o país com maior massa terrestre no mundo. Pelo menos é isto que diz um novo mapa publicado pelo Oxford Internet Institute, que tem ampliado e minimizado os países de acordo com a sua população na internet.
Apesar de o Canadá se ter tornado muito mais pequeno do que a sua massa terrestre, foi tomado por um tom profundamente vermelho – o que significa que mais de 80% dos canadianos têm presença na web. A China, por outro lado, surge muito maior do que é na realidade, mas apenas levemente sombreada, já que grande parte da sua população ainda não está online.
Ao representarem os países desta forma, os investigadores descobriram que 42% dos utilizadores da internet do mundo estão na Ásia – há mais na China, na Índia e no Japão do que na Europa como um todo. E como estes países asiáticos têm enormes populações, eles são também os que têm mais espaço para crescer. A Índia é o melhor exemplo disso, já que menos de 20% da sua população está online e mesmo assim surge ampliada no mapa.
Um mapa semelhante do instituto relativo a 2008 mostra a rapidez com que as populações cibernautas podem crescer. Enquanto a maioria dos países africanos são pequenos no mapa actual, os utilizadores têm crescido exponencialmente desde esse último documento que incluía apenas sete nações africanas.
Neste cenário, o crescimento da população está concentrado principalmente em países do norte da África, no Quénia, na Nigéria e na África do Sul. A África Subsaariana tem registado um pequeno crescimento e muitos países albergam uma população na internet de menos de 10% da população total.
Os criadores do mapa, Mark Graham e Stefano De Sabbata, também criaram um mapa que marca os “impérios da internet”. Cada país foi colorido de acordo com o site mais visitado, tendo-se assim descoberto que o Google é o favorito a nível mundial. O Google foi o site mais visitado em 62 países e o Facebook ocupa o segundo lugar do ranking, com 50 países.