Açores destacam papel da região “para a discussão sobre um futuro mais verde e resiliente” na Expo Osaka

O vice-presidente do Governo dos Açores destacou a oportunidade de projeção da imagem internacional da Região e de novas oportunidades de investimento com a presença açoriana na Expo Osaka, no Japão, foi hoje anunciado.
“A expectativa é que a presença açoriana ao longo da exposição contribua para fortalecer a imagem internacional da Região e para atrair investimento e novas oportunidades de desenvolvimento” disse Artur Lima, na abertura da Expo Osaka.
A Expo, que decorre até 13 de outubro, tem como tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas” e conta com a participação de 158 países, incluindo Portugal.
Artur Lima, citado numa nota de imprensa do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) reforçou que “a projeção dos Açores e a colaboração internacional são elementos cruciais para o desenvolvimento sustentável e para a resolução de problemas complexos que transcendem fronteiras geográficas”.
“Os Açores, com a sua natureza exuberante e a sua aposta em modelos de desenvolvimento que respeitam o ambiente, têm muito a contribuir para a discussão sobre um futuro mais verde e resiliente”, sublinhou o vice-presidente do Governo Regional no domingo, na abertura do certame.
Esta é ainda uma oportunidade de “potenciar a cooperação científica entre os Açores e o Japão”, numa perspetiva de “dar continuação à projeção da Região como plataforma de investigação atlântica”, acrescentou Artur Lima, que esteve presente na abertura do evento a convite da comissária-geral de Portugal para a Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso.
Este evento reúne países de todo o mundo com o intuito de partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.
“A presença dos Açores neste evento assinala a importância desta feira internacional para a Região Autónoma dos Açores, oferecendo oportunidades únicas para promover o arquipélago nos mais diversos domínios”, reforçou Artur Lima, responsável pela promoção da captação de investimento externo e promoção das potencialidades económicas da Região.
A Expo 2025 Osaka é palco de debate e apresentação de soluções inovadoras para os desafios globais, abrangendo áreas como a sustentabilidade, a tecnologia de ponta e a cooperação internacional.
O vice-presidente referiu que “o Governo Regional dos Açores tem interesse em acompanhar de perto as tendências mundiais e posicionar a Região como um agente ativo na construção de um futuro mais próspero e equitativo”.
Portugal, com a 5.ª maior Zona Económica Exclusiva da Europa e a 20.ª maior do mundo, participa nesta feira internacional com o tema “Oceano: Diálogo Azul”, lê-se na nota do executivo, indicando que decorrerá, entre 14 a 16 de agosto, no Pavilhão de Portugal um evento temático dedicado aos Açores, que inclui uma exposição provisória, assim como a promoção de produtos típicos regionais.
Atualmente existem produtos regionais à venda na loja do Pavilhão de Portugal na expo mundial.
A presença dos Açores é subordinada ao tema “Entre Corações”.