Águas de Portugal define metas de Sustentabilidade até 2025

O Grupo Águas de Portugal (AdP) acaba de apresentar o Compromisso de Sustentabilidade, com a definição das principais ambições e objetivos até 2025, assentes no propósito de ‘fazer a diferença na vida das pessoas’.
A apresentação foi feita por Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AdP no decorrer da sessão “Compromisso com a Sustentabilidade: educar, agir e inovar com propósito”, que se realizou no dia 23 de novembro, na 17ª Semana da Responsabilidade Social, evento que contou com a intervenção de José Furtado, Presidente do Grupo Águas de Portugal, que destacou o rumo estratégico e os compromissos do Grupo no presente e no futuro.
Trabalhar com propósito; Agir pelo clima; Acelerar a economia circular da água; Valorizar o território; Inovar para impactar; Garantir Água e Saneamento além fronteiras; e Educar para a sustentabilidade são as sete ambições da AdP até 2025, revela a AdP.
Segundo a mesma fonte, entre os objetivos definidos no pilar ‘Trabalhar com propósito’, destacam-se a aposta no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores através de diversas ações de formação; a garantia de igualdade de oportunidades e a promoção da diversidade e inclusão, bem como a promoção do equilíbrio entre a vida profissional familiar e pessoal.
No eixo ‘Agir pelo Clima’, o Grupo visa garantir a neutralidade e autossustentabilidade energética; reduzir as emissões de GEE, promover a mobilidade sustentável, a resiliência dos sistemas e garantir a qualidade e segurança do serviço e do produto. O aumento da produção de energia 100% renovável para 20%; a redução do consumo da energia elétrica em 5%; e o aumento da autossuficiência energética para 30% são algumas das metas traçadas.
Para ‘Acelerar a Economia Circular da Água’, a AdP pretende conservar as massas de água e minimizar os resíduos produzidos e valorizá-los enquanto subprodutos e tem como metas, a título de exemplo, prevenir e reduzir 20% das perdas físicas de água em alta e baixa; garantir a valorização das lamas de ETA em 70% até 2025.
No que respeita à ‘Valorização dos territórios’, a empresa prevê a implementação de diversos projetos com vista a prestar um serviço público de excelência, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população. Elevar a relação de proximidade e diálogo com clientes e parceiros municipais; contribuir para o desenvolvimento de uma economia responsável (implementar um plano de compras verdes), proteger e restaurar a biodiversidade e ecossistemas são alguns dos objetivos da AdP.
Na ambição ‘Inovar para Impactar’ o Grupo irá desenvolver projetos de IDI, aumentando o número em 10%; gerar e lançar produtos, serviços e processos inovadores; implementar uma inovação aberta e assente numa rede multipolar de competências (aumentando em 10% as parcerias internas e externas) e promover a transformação digital.
Para ‘Garantir Água e Saneamento além-fronteiras’, a AdP definiu o aumento da capacidade de partilha de conhecimento através de projetos de capacitação e apoio técnico (com uma previsão de aumento em 20% os países atendidos pelo know-how da AdP Internacional); promover a entreajuda em atividades e programas relacionados com a água e saneamento em países em desenvolvimento e a operação numa geografia de referência.
Por fim, no eixo ‘Educar para a Sustentabilidade’, a empresa ambiciona ser um ator de referência em matéria de edução e desenvolvimento sustentável, através da implementação de diversas campanhas nacionais de promoção e incentivo de boas práticas e mudança de comportamentos.
O Plano de Sustentabilidade da AdP “vai ao encontro da prossecução das políticas setoriais, consolidando o Grupo em matéria de Políticas de Ambiente”, conclui a mesma fonte.