Alguns cães lembram-se dos nomes dos brinquedos anos depois de os terem aprendido



Alguns cães com um talento único acumulam um vocabulário de centenas de nomes de brinquedos. Como é que eles o fazem? As crianças pequenas adquirem um grande vocabulário porque, para além de aprenderem rapidamente as palavras, também se lembram do que aprenderam.

Estudos anteriores demonstraram que os cães dotados de aprendizagem de palavras (Gifted Word Learner – GWL) conseguem aprender rapidamente as etiquetas dos objetos.

Agora, um novo estudo inovador publicado na revista científica Biology Letters revela que estes cães também têm uma memória espantosa e conseguem lembrar-se das etiquetas dos objetos durante pelo menos 2 anos.

Embora os humanos possam ser a única espécie capaz de utilizar a linguagem, não somos os únicos que se lembram das palavras.

O estudo e as suas conclusões

Todos os cães podem aprender palavras relacionadas com ações, como sentar ou deitar, mas apenas um pequeno grupo de cães dotados de uma capacidade única de aprendizagem de palavras é capaz de aprender vocábulos relacionados com objetos, como os nomes dos seus brinquedos.

Em 2020, uma equipa de investigadores do Family Dog Project, da Universidade ELTE, em Budapeste, desafiou os donos de seis destes cães GWL a ensinarem aos seus cães os nomes de 12 novos brinquedos numa semana.

Os cães viviam em diferentes países do mundo (Noruega, Espanha, Brasil, EUA, Holanda e Hungria), pelo que, para testar se os cães tinham aprendido os nomes dos novos brinquedos, os investigadores realizaram os testes online.

Estes testes online foram transmitidos através das redes sociais, permitindo que os amantes de cães de todo o mundo testemunhassem o incrível talento dos cães da GWL.

Os cães surpreenderam tanto os espectadores como os cientistas, pois demonstraram que conseguiam aprender os nomes de 11 a 12 brinquedos novos numa única semana.

Após a conclusão dos testes, os cientistas pediram aos donos que guardassem os brinquedos de forma a que os cães não pudessem aceder a eles.

“Esperámos dois anos e depois decidimos testar novamente os cães, para ver se ainda se lembravam dos nomes dos brinquedos”, diz Shany Dror, investigadora principal.

Devido ao facto de ter passado tanto tempo, alguns dos donos perderam alguns dos brinquedos. Assim, três cães foram testados com 12 brinquedos, um cão com 11 e um cão com cinco.

“Ao fim de dois anos, todos nós tínhamos dificuldade em recordar os nomes dos brinquedos”, diz Dror, ”mas os cães não! Eles não pareciam esforçar-se”, acrescenta.

De forma notável, dos cinco cães testados neste estudo, quatro lembraram-se dos nomes de 60-75% dos brinquedos, mesmo após dois anos.

Como grupo, o desempenho dos cães foi, em média, de 44% de escolhas corretas, significativamente acima do nível de probabilidade, demonstrando a sua capacidade de reter e recordar informações durante um período prolongado.

Será que o seu cão também consegue lembrar-se de coisas durante dois anos?

“Sabemos que os cães conseguem lembrar-se de acontecimentos durante pelo menos 24 horas e de odores até um ano, mas este é o primeiro estudo que mostra que alguns cães talentosos conseguem lembrar-se de palavras durante pelo menos dois anos”, afirma Claudia Fugazza, diretora do grupo de investigação.

“Os resultados do nosso estudo atual não podem ser generalizados a outros cães porque só testámos cães GWL, indivíduos que demonstram um talento especial para adquirir palavras-objeto”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...