Aplicação made in Brasil ajuda agricultores a provar que a sua carne não está a devastar a Amazónia
Danilo Leão começou a ajudar a sua família na agricultura aos 15 anos, monitorizando os animais manualmente – com a ajuda de uma folha de papel – e garantindo que todos os dados sobre eles estavam actualizados.
Então, em 1994, este brasileiro de São Paulo estava longe de saber que iria criar uma start up e aplicação, Bovcontrol, que iria revolucionar a forma como os grandes agricultores gerem o seu gado e se relacionam com os fornecedores que querem saber onde é que as vacas e bois andam, de forma a corresponder às suas necessidades de responsabilidade social e sustentabilidade.
Segundo o Fast Co.Exist, o Bovcontrol é uma espécie de Google Analytics para o gado. Primeiro, os agricultores colocam dados básicos sobre cada vaca no sistema: data de nacimento, vacinas, medicação, gravidez e peso, monitorizando-o da forma que melhor acharem – através de um chip, por exemplo.
Assim que os dados entrem no sistema, ele pode transformar números em gráficos e timelines, tornando mais fácil para um agricultor saber o que se passa com os seus animais. Se um agricultor quiser controlar a gravidez de uma vaca, por fazê-lo de forma mais simples e fácil.
Segundo Leão, cerca de 3.000 agricultores de todo o mundo já utilizam o Bovcontrol para monitorizar os seus animais – a aplicação apenas está disponível para Android, para já, e é sobretudo utilizada por norte-americanos.
Uma das grandes vantagens da aplicação está relacionada com a transparência. Cada vez mais empresas ligadas à indústria da carne, como a McDonald’s ou Walmart, querem provas de que o gado que adquirem não está ligado a más práticas ou desflorestação – da Amazónia, por exemplo. A aplicação consegue garantir que o agricultor respeitou todas estas regras de sustentabilidade.
[nggallery id=1529 template=greensavers]