A Aquapor, empresa que integra o Grupo SAUR, anunciou ontem os vencedores da Bolsa Universitária Geração Azul STEM 2025, uma iniciativa que visa apoiar jovens estudantes no acesso ao ensino superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, nesta primeira edição, foram atribuídas seis bolsas de estudo, correspondentes ao valor integral das propinas do primeiro ano de licenciatura, a estudantes que apresentaram projetos inovadores alinhados com os pilares ESG do Grupo SAUR – Pessoas, Plataforma, Planeta e Performance.
As candidaturas abrangeram uma diversidade de áreas de estudo, com maior representatividade em Engenharia do Ambiente (17,6%), Matemática Aplicada (17,6%) e Engenharia Química e Biológica (11,8%).
Os projetos submetidos destacaram-se pelo forte alinhamento com os pilares ESG do Grupo SAUR, com predominância para a sustentabilidade ambiental Planet, presente em 76,5% dos projetos, seguida do impacto social e educativo People (58,8%), enquanto Platform e Performance estiveram representados em 29,4% e 17,6% dos projetos, respetivamente.
As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por representantes da Aquapor e especialistas das áreas científica e tecnológica, tendo sido valorizados critérios como a originalidade das ideias, o impacto ambiental e social, assim como o alinhamento das propostas com a estratégia do Grupo SAUR.
As ideias vencedoras abordam temas tão diversos como micropoluentes, resíduos marinhos, digestão anaeróbia, recolha de biorresíduos, perdas de água e biodiversidade, refletindo o compromisso da nova geração com a sustentabilidade e a inovação.









