Atlântica em contagem decrescente para o NASA Space Apps Challenge

Começa a contagem decrescente para mais uma edição do NASA International Space Apps Challenge: a Atlântica – Instituto Universitário recebe já este fim-de-semana, nos dias 4 e 5 de outubro, uma maratona de 48 horas que reúne estudantes, investigadores, programadores, designers e empreendedores para um desafio global promovido pela agência espacial norte-americana, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com mais de 150 inscrições recebidas e 75 participantes selecionados, esta segunda edição em Lisboa confirma o crescente interesse dos jovens portugueses por ciência e tecnologia.
Sob o lema “Learn, Launch, Lead”, os participantes vão trabalhar em equipas multidisciplinares para transformar os dados abertos da NASA em soluções inovadoras com impacto global. Desde aplicações digitais a protótipos, passando por jogos, modelos de design, plataformas educativas ou ferramentas de visualização, todas as propostas serão bem-vindas, desde que ajudem a aproximar a sociedade da ciência e da exploração espacial.
Do espaço aos dados: especialistas partilham experiência no terreno
Ao longo do fim de semana, os concorrentes vão contar com o acompanhamento próximo de 14 mentores ligados à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. A lista integra nomes como Ana Pires, investigadora do INESC TEC e astronauta análoga; Fernando Simões, responsável de I&D da Active Space Technologies; Luana Miranda, fundadora da DevOps Queens; Mauro Franqueira, engenheiro aeroespacial e astronauta análogo; Nuno da Câmara Manoel, comunicador de ciência no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva; ou Rita Maio, manager da QSR Talent Driven Culture; entre outros.
A avaliar os projetos estarão oito jurados, representando a academia, a investigação e a indústria. O painel integra nomes como Carlos Viegas, co-fundador da Bold Robotics e da Hazred; Fernando Simões, responsável de investigação e desenvolvimento da Active Space Technologies; João Nunes Rosado, Head of Portfolio na Unicorn Factory Lisboa, e Jorge Correia, fundador e CEO do Puzzle Room Lisboa. Junta-se ainda Luís Simões, lead data scientist e co-fundador da ML Analytics; Maria Serrano, comunicadora de ciência no Gabinete de Ciência e Inovação da Câmara Municipal de Oeiras; Mariano Gonçalves, da Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT, e Nuno da Câmara Manoel, comunicador de ciência no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva.
Prémios que impulsionam o talento e a inovação
Para esta edição, a Atlântica é apoiada por entidades como a Câmara Municipal de Oeiras, a Unicorn Factory Lisboa, a AED Cluster Portugal, a The Book Company, e a Ordem dos Engenheiros.
Na sequência destas parcerias, os vencedores terão acesso a um conjunto de prémios que inclui três meses de mentoring no Hub da Unicorn Factory Lisboa, a oportunidade de apresentar os projetos no Oeiras Valley Science Festival e numa conferência científica da AED, assim como bolsas de estudo da Ordem dos Engenheiros, no valor de 100 euros por participante. As equipas premiadas receberão ainda livros oferecidos pela The Book Company, kits educacionais da Charmiletras. Enquanto local leader a Atlântica irá distinguir as equipas vencedoras com bolsas de estudo aplicáveis às propinas de cursos de licenciatura, mestrado ou pós-graduação: 50% de desconto para o primeiro lugar, 40% para o segundo e 30% para o terceiro.
Jornadas Aeroespaciais antecedem a hackathon
Na véspera da competição, a 3 de outubro, terá lugar a 2ª edição das Jornadas Aeroespaciais, no Hotel Tivoli, em Lisboa. O encontro pretende aprofundar o debate dos principais desafios e oportunidades de um setor estratégico para Portugal e para a Europa.
Com início marcado para as 15h00, a sessão será inaugurada pelo deputado Paulo Neves, coordenador GP na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e presidente do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas. Segue-se uma conferência extraordinária de Paulo Portas, professor, comunicador e antigo vice-Primeiro-Ministro de Portugal, que volta a marcar presença neste fórum.
O programa inclui, ainda, uma conferência de César Sánchez López, diretor internacional da Europavia e antigo vice-presidente da Airbus Corp., bem como intervenções de líderes das principais entidades nacionais e internacionais do setor, entre os quais Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, e Juan Carlos Cortés, presidente da Agência Aeroespacial Espanhola.
Também confirmadas estão as participações de Carlos Suárez, ex-presidente da Airbus Military e ex-diretor-geral da Indra, e de Domingo Castro, diretor de Defesa e Segurança LATAM da Indra. A sessão de encerramento ficará a cargo de José Neves, presidente do Conselho de Administração da AED Cluster Portugal (Aeronáutica, Espaço e Defesa).
Recorde-se que as inscrições para a hackathon continuam abertas, estando disponíveis através do endereço https://www.spaceappschallenge.org/2025/local-events/lisbon/?tab=details. Mais informações disponíveis em: https://uatlantica.pt/.