Avião 100% elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa
O “Espírito da Inovação”, o veículo elétrico mais rápido do mundo, tem cortiça portuguesa no seu interior. O anúncio é dado pela própria Corticeira Amorim, que forneceu a matéria-prima através da sua unidade de negócio Amorim Cork Composites. A cortiça é utilizada para revestir a caixa de bateria da aeronave, isolando-a e protegendo-a do fogo.
“A caixa da bateria foi uma peça de engenharia extremamente desafiadora, pois todo o sistema de propulsão (powertrain) está conectado à frente da aeronave. A caixa da bateria está, portanto, a fazer um trabalho extremamente importante, não apenas fornecendo contenção no caso de um incêndio na bateria, mas também mantendo a frente da aeronave conectada à estrutura da fuselagem.”, explica Douglas Campbell, diretor técnico da Electroflight, fabricante inglesa cliente da empresa portuguesa. “Além disso, tivemos que manter o peso no mínimo absoluto e garantir que o produto usado para a caixa da bateria fosse altamente resistente ao fogo.”
O avião da Rolls-Royce ficou conhecido por atingir uma velocidade máxima de 623 km/hora (387,4 mph) durante uns voos de teste, em novembro de 2021.
Para António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, “Tem sido uma honra trabalhar com empresas de classe mundial como a Electroflight e a Rolls-Royce para progredir ainda mais no caminho para a descarbonização da aviação. O facto de termos criado uma nova solução que agora pode ajudar outros nesse caminho é extremamente gratificante. Esperamos mais projetos nesta área que defendam o uso da cortiça, um dos mais sustentáveis produtos da Natureza.”