Azeite ribatejano premiado na Alemanha, Estados Unidos e China
Os azeites Casa Anadia, que desde o século XVII são produzidos na Quinta do Bom Sucesso, em Alferrarede, distrito de Santarém, já receberam em 2013 quatro prémios internacionais, dois na Alemanha, um nos Estados Unidos e outro na China.
A marca portuguesa obteve a medalha de ouro no 1º New York International olive oil competition, nos Estados Unidos, seguindo-se a classificação de 4 estrelas no “DOP” – International olive oil challenge pela revista Selection, de Mainz, na Alemanha.
Depois, e ainda por terras bávaras, nova classificação – 4 estrelas no “Private Collection” – pela mesma revista germânica. Finalmente, na China, medalha de prata, na categoria frutado médio, do concurso “China international olive oil competition”.
Nos últimos três anos, os azeites Casa Anadia já receberam 11 galardões, incluindo em países como o Canadá e Japão.
O azeite Casa Anadia é herdeiro e continuador de uma antiga tradição que remonta, pelo menos, à época da construção do antigo solar com capela, hoje integrado na Quinta do Bom Sucesso, em Alferrarede.
Os azeites são provenientes de três diferentes terroirs de terrenos argilosos, calcários e xistosos, com a combinação da DOP (denominação de origem protegida) portuguesas, galega e cobrançosa. Existem outras variedades internacionais na quinta: picual, arbequina, frontoio e koroneiki.
Cem por cento orgânicos, naturais e não filtrados, os azeites resultam de uma alquimia entre as variedades, o solo correspondente e um know-how de séculos.
