Bateria ecológica é produzida com sementes e resina

Todos os anos, mais de 15 mil milhões de baterias são deitadas fora e, devido aos produtos químicos que contêm, são difíceis de reciclar. Contudo, uma equipa de investigadores suecos desenvolveu uma alternativa verde às baterias convencionais que não só pode ser reciclada de forma mais barata e segura como também tem um desempenho semelhante às baterias de iões de lítio.

Esta bateria orgânica recorre a biomateriais e pode ser reconvertida em outro tipo de bateria quando necessário, conseguindo armazenar 99% da energia da original. “Achamos que a nossa descoberta pode abrir várias portas para soluções de armazenamento de energia mais ecológicas, sustentáveis e eficientes no futuro”, afirma Daniel Brandell, professor na Universidade de Uppsala e um dos investigadores envolvidos no projecto, cita o Daily Mail.

As baterias de iões de lítio são utilizadas em vários dispositivos e em veículos eléctricos pois possuem uma grande capacidade eléctrica. Porém, os recursos de lítio passíveis de extrair do planeta são limitados e no futuro será necessário recorrer a outras alternativas. É também difícil recuperar lítio dos materiais inorgânicos utilizados actualmente para fabricar as baterias modernas.

No estudo, os investigadores do Laboratório Ångström da Universidade de Uppsala desenvolveram um novo conceito de bateria recorrendo a sementes de alfafa – também conhecida como luzerna – e resina de pinheiro. Estes materiais podem ser reciclados com químicos não perigosos, como o etanol e a água.

Esta não é a primeira vez que é desenvolvida uma bateria a partir de compostos orgânicos, mas esta bateria é a primeira a ser desenvolvida com um processo de reciclagem inovador.

“O uso de materiais orgânicos a partir de fontes renováveis torna possível resolver vários problemas que poderiam surgir de um grande uso das baterias de lítio. Mas, sobre tudo, é um passo importante para que as baterias de lítio possam vir a ser recicladas”, indica Daniel Brandell.

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Inês Costa

    Gostaria de saber como funciona e onde se aplica esta ideia de “Bateria ecológica produzida com sementes e resina”.
    Obrigada

Patrocinadores

css.php