Bicyclus: ligar a mobilidade sustentável às redes sociais
O designer italiano Stefano Marchetto escolheu Copenhaga para testar um sistema de aluguer e partilha de bicicletas que irá reutilizar perto de 8.000 bicicletas abandonadas todos os anos na cidade e ligar os seus utilizadores através da tecnologia.
O sistema chama-se Bicyclus e irá incorporar nas bicicletas um ecrã táctil que, para além de fornecer os seus utilizadores informações importantes sobre o trânsito e a cidade, permite ainda ligá-los às redes sociais e a outros pontos de contacto com os seus amigos e contactos.
Estas bicicletas estarão disponíveis numa série de estações distribuídas pela cidade, sendo “alimentadas” e carregadas através de energia solar – cada estação terá oito painéis solares.
“Graças ao Bicyclus, Copenhaga poderá reforçar o seu papel de líder do movimento verde através de um sistema sustentável e livre de emissões tóxicas”, argumentou Marchetto ao Trend Hunter.
Há 15 anos que a cidade de Copenhaga tem expandido o número de ciclovias e novas rotas para ciclistas, o que tem tornado a bicicleta num dos mais populares e eficientes meios de transporte da capital dinamarquesa.