Bosch, PRIO e Repsol aliam-se ao Tour d’Europe pelos combustíveis 100% renováveis

O Tour d’Europe, uma iniciativa europeia promovida por vários atores do setor da produção e distribuição de combustíveis e do setor automóvel, passou por Portugal na semana de 21 a 24 de abril, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, carros e camiões com o logótipo “Tour d’Europe” partiram de Madrid a 25 de março para um percurso de três meses por mais de 20 países, movidos a combustível 100% renovável.
Ao chegar a Portugal, entre os dias 21 e 24 de abril, a caravana de veículos realizou abastecimentos no país com Diesel Nexa 100% Renovável (HVO) nas estações de serviço da Repsol (em Viseu, Guarda e Lisboa) e com ZERO Diesel B100 e ZERO Diesel HVO, nas estações de serviço da PRIO (em Aveiro e Cascais), seguindo o seu trajeto rumo ao sul de França.
O Tour d’Europe visa promover o diálogo com cidadãos, empresas e decisores políticos sobre soluções já disponíveis para reduzir as emissões no setor dos transportes. Em Portugal, para além dos abastecimentos, também houve uma visita ao Centro de Produção de Biocombustíveis da PRIO, no Porto de Aveiro, e um evento institucional que teve lugar no dia 23 de abril, na Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em Carcavelos, onde se discutiu o papel dos combustíveis renováveis na descarbonização da mobilidade rodoviária.
Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e com a colaboração da Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono, onde se incluem a EPCOL (Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes) e a ABA (Associação de Bioenergia Avançada).
Portugal é apenas uma das etapas desta iniciativa que visa promover uma série de eventos diversificados com o objetivo de fomentar o debate entre os intervenientes locais sobre a importância de reduzir as emissões no setor dos transportes e sobre o papel fundamental do uso de combustíveis renováveis que, compatíveis com os veículos atualmente em circulação, têm impacto imediato na descarbonização.
Para provar a mensurabilidade destes impactos, os veículos ligeiros e pesados do Tour d’Europe estão equipados com um software adicional, o ‘Digital Fuel Twin’ (DFT), desenvolvido pela Bosch, que verifica o uso de combustíveis renováveis e as consequentes reduções nas emissões de CO2, garantindo o abastecimento exclusivo com combustíveis renováveis.
Na passagem do Tour por Portugal, 5 veículos – 3 pesados e 2 ligeiros – percorreram 910 km, e abasteceram 150 litros de ZERO Diesel B100, 465 litros de ZERO Diesel HVO e 258 litros de Diesel Nexa 100% Renovável, o que perfaz um total de 873 litros de combustível neutro em carbono.
Cláudia Ribeiro da Silva, administradora da Bosch em Lisboa, destacou a importância de uma abordagem tecnológica aberta e realista: “Os combustíveis renováveis já estão disponíveis em toda a Europa. Mas para que exista investimento, é fundamental que haja legislação clara e concisa”.
Javier de Argumosa, CEO da PRIO, sublinha que “a participação da PRIO no Tour d’Europe é mais uma prova do compromisso da marca com uma mobilidade sustentável e acessível. O Tour coloca os combustíveis renováveis no roteiro do transporte dentro da UE e demonstra que estes são uma solução já disponível e de fácil implementação. Com os nossos ZERO Diesel B100 e HVO, mostramos que é possível reduzir as emissões de forma imediata, sem alterações nos veículos ou nas infraestruturas. Esta iniciativa destaca o papel essencial da neutralidade tecnológica e da cooperação entre todos os intervenientes para alcançar os objetivos de neutralidade climática da União Europeia”.
Armando Oliveira, Administrador-Delegado da Repsol em Portugal, afirma que “a participação da Repsol no Tour d’Europe é uma demonstração concreta de que os combustíveis 100% renováveis são uma solução real, eficaz e imediatamente disponível para acelerar a descarbonização da mobilidade. Com o Nexa 100% renovável, os condutores podem continuar a usar os seus veículos atuais e abastecer nas infraestruturas já existentes, reduzindo até 90% das emissões de CO₂.”