Braga quer ter 32 eco-escolas até 2017
O município de Braga quer quadruplicar o número de eco-escolas no concelho até ao final do mandato, 2017. Actualmente, existem apenas oito, de acordo com o vereador de Ambiente na autarquia.
O projecto foi apresentado por Altino Bessa na escola EB 2,3 de Celeirós, cujo sucesso deverá atrair outras escolas do concelho. “[Espero] que as escolas olhem para esta como um exemplo”, explicou Altino Bessa, que referiu que esta escola foi ajudada pela câmara municipal – assim como as restantes.
Segundo a Rádio Universidade do Minho (RUM), a escola de Celeirós já tem bandeira verde há onze anos. “Temos algo bem cimentado nesta área – e estão envolvidos todos os alunos do agrupamento. Todos participam na recolha selectiva, nos trabalhos, nos concursos”, explicou Graça Pereira, professora em Celeirós.
No próximo ano, continuou Altino Bessa, o objectivo passar para aumentar o número de eco-escolas para 16. No final do mandato, 2017, deverão ser 32 as eco-escolas bracarenses. “O envolvimento e o número de alunos a que este projecto chega será muito significativo”, concluiu o vereador. O facto de 2014 ser o Ano Internacional da agricultura familiar irá ajudar as escolas a encontrarem um tema para iniciar este percurso.
Foto: AbhijeetRane / Creative Commons