Campanha “Sintra Vidro + Vidro” já está nas ruas de Sintra

Já está na rua a campanha “Sintra Vidro + Vidro”, desenvolvida pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e que visa aumentar os indicadores de recolha seletiva de vidro, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com financiamento da Sociedade Ponto Verde, a campanha arrancou nos tradicionais festejos de São Pedro, no final de junho, e está em curso, durante este mês de julho, junto de 200 estabelecimentos do Canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria) da zona da Portela de Sintra, Estefânia, Vila Velha e São Pedro de Sintra. Para além de sensibilizar para a separação deste material, que se assume como infinitamente reciclável, a campanha vai contemplar a cedência gratuita de contentores de 120 litros.
Nos diferentes núcleos da sede do concelho, os empresários do setor da restauração, por se assumirem como grandes produtores, estão a ser contactados por um técnico de educação ambiental, no sentido de sensibilizar para a necessidade da separação seletiva do vidro e realizar o levantamento da necessidade de cedência de contentorização, que será concretizada a curto prazo.
A sensibilização compreende, ainda, o alerta para os materiais que não devem ser depositados no vidrão (ecoponto verde), como loiças, cerâmicas, vidro plano, cristais e espelhos, antes encaminhados para o lixo comum ou, em alternativa mais sustentável, para os ecocentros móveis disponibilizados pelos SMAS de Sintra.
Esta segunda fase da campanha, que irá decorrer ao longo do corrente mês de julho, insere-se na ação “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro” e foi antecedida de uma primeira fase que decorreu nas Festas de São Pedro de Sintra, que tiveram lugar entre meados e final de junho, que deu corpo à ação “Reciclar com Tradição: Recolha de Vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”.
Na Praça D. Fernando II, nas festas do padroeiro do concelho de Sintra, foram dinamizadas iniciativas de sensibilização em espaço público e comercial, incluindo de animação, com recurso a uma mascote, a simbolizar “uma garrafa XXL”.
Embora com enfoque no Canal HORECA, a campanha “Sintra Vidro + Vidro” também pretende sensibilizar a população em geral, incluindo a escolar e, para o efeito, vão ser realizadas ações de sensibilização nas escolas do Agrupamento Monte da Lua (no início do próximo ano letivo), para um universo de 1.400 alunos, com a realização de sessões em que será abordada a importância da reciclagem do material e a problemática do atual desaproveitamento deste resíduo.
Perante uma descida acentuada da separação seletiva de vidro, assim como o incumprimento das metas nacionais e europeias de reciclagem deste material, a campanha “Sintra Vidro + Vidro” pretende mudar comportamentos em prol do ambiente, com o lema “Cada garrafa de vidro reciclada é um passo em direção a um planeta mais verde e azul”, visando fomentar a valorização dos resíduos, reduzir a deposição em aterro e aumentar a reciclagem de embalagens de vidro.
A campanha “Sintra Vidro + Vidro” é financiada pela Sociedade Ponto Verde, no âmbito do programa de financiamento “Juntos a Reciclar++”, com a ação I (“Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro”) a receber um financiamento de 18.852,21€ e a ação II (“Reciclar com Tradição: Recolha de vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”) a beneficiar de financiamento no valor de 16.697,46€.