Casas de Hobbits seriam mais baratas e sustentáveis



A trilogia cinematográfica de Peter Jackson “O Senhor dos Anéis” trouxe para o grande ecrã muitos conceitos desconhecidos do grande público e de quem ainda não tinha descoberto as novas raças e mundos que Tolkien criou. Simon Dale levou as ideias mais longe e construiu, com a ajuda do sogro, uma habitação muito semelhante às usadas pelos Hobbits no filme.

Inspirando-se no Shire de Frodo Baggins, o auto-intitulado “arquitecto de trazer por casa” pôs mãos à obra e criou a sua casa de família a partir de um lamacento buraco nas terras de West Wales, na Grã-Bretanha. Depois de muita leitura, de alguma experiência passada e, acima de tudo, muita confiança, os homens provaram que não é preciso ter uma licenciatura para construir um edifício com baixo impacto ambiental e, sobretudo, muito mais barato do que as residências comuns.

A construção da eco-casa, com materiais exclusivos da região, custou apenas três mil libras (perto de 3.500 euros). O objectivo era precisamente o de ser uma construção sustentável, que prejudicasse o menos possível o meio ambiente. Simon e o seu sogro usaram madeira de carvalho, pedra e lama para as paredes, enquanto o isolamento foi feito com palha. No interior, as paredes foram revestidas a cal, uma solução mais ecológica do que o cimento.

Pedaços mais pequenos de madeira foram usados no soalho e nos acabamentos e o aquecimento é garantido por uma salamandra. Uma clarabóia central, semelhante à que surgia nas habitações dos pequenos Hobbits, fornece luz natural a todos os compartimentos e evita que se tenha que recorrer à electricidade desde cedo no que toca à iluminação. A electricidade, contudo, é gerada por painéis solares e a água tem origem numa fonte das redondezas. No telhado, existe um sistema de recolha da água da chuva, que serve depois para a rega do jardim, por exemplo.

Não há necessidade de ter inveja e querer uma casa Hobbit só para si, porque Simon Dale disponibilizou os projectos e as estratégias que usou na construção aqui.

O próximo passo de Simon Dale é construir uma aldeia ecológica em Wales, como parte de uma iniciativa da Lammas Organization, que promove a construção sustentável e o estilo de vida com baixo impacto para o ambiente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...