Cientistas alemães inventam gadget que monitoriza saúde do condutor em tempo real

Um grupo de cientistas do Fraunhofer Institute for Photonic Microsystems (IPMS), na Alemanha, desenvolveu um electrocardiograma que opera no interior de um carro, mais propriamente no lugar do condutor. O gadget pode monitorizar a saúde do condutor e evitar acidentes devido à sua eventual incapacidade.

Segundo os investigadores, o principal motivo para acidentes devido a incapacidade repentina do condutor, para além do cansaço, são os ataques cardíacos e outro tipo de problemas cardiovasculares. O lugar agora desenhado pode evitar este tipo de acidentes, quando ligados ao sistema de travões e outra assistência de situações de emergência.

O electrocardiograma do assento do condutor não precisa de trabalhar em contacto directo com o corpo do condutor, de acordo com Andreas Heinig, líder do projecto Fraunhofer IPMS. Os eléctrodos do electrocardiograma desenhado pela sua equipa podem trabalhar através de camadas de roupa, o que até pode ser uma solução para monitorização de longo prazo noutros campos médicos.

O sistema incorpora placas de metal construídas no próprio lugar, que funcionam como receptoras dos sinais electromagnéticos naturais do corpo. Mesmo que o condutor tenha várias camadas de roupa, segundo a equipa de cientistas, o sistema funciona perfeitamente.

Segundo o Gizmag, a Ford trabalhou uma tecnologia semelhante, em 2011, mas acabou por terminar o projecto no início deste ano devido à proliferação de sistemas mais baratos e simples, incluídos em smart watches e apps de fitness.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...