com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Cientistas criam novo filtro que remove impurezas da água através da energia solar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo dispositivo que permite filtrar a água, tornando-a potável para consumo através da energia solar.

O SAG (Solar absorber gel) funciona como uma espécie de esponja que a temperatura ambiente absorve a água; depois, quando exposto à luz do sol, expele a água e filtra-a, mantendo os contaminantes numa superfície acima – como chumbo, óleos e metais. Segundo os investigadores, este pode ser utilizada pelo menos durante dez ciclos.

Além de ser uma solução de baixo impacto ambiental e ecológica, tem um custo reduzido, e utiliza apenas a luz solar, sendo por isso uma mais valia em países em desenvolvimento onde a água potável é um bem escasso.

“Para mim, a coisa mais fascinante sobre este trabalho é que ele pode operar completamente fora da rede, em grande e pequena escala. Também poderia funcionar no mundo desenvolvido em locais onde a purificação de água sem energia e de baixo custo é necessária” afirma à Science Rodney Priestley, autor correspondente do estudo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...