COP29: Projeto final prevê 300 mil milhões de dólares ano dos países desenvolvidos



A presidência azeri da COP29 divulgou o projeto final de acordo sobre financiamento climático, que triplica o contributo dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento.

O texto estabelece a contribuição dos países desenvolvidos para o financiamento climático a favor dos países em desenvolvimento em “pelo menos” 300 mil milhões de dólares (287,86 mil milhões de euros, ao câmbio atual) por ano até 2035.

No projeto de acordo, intensamente negociado, os países desenvolvidos (Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Nova Zelândia) comprometer-se-iam assim a aumentar o seu compromisso de financiamento anual dos 100 mil milhões de dólares atuais para 300 mil milhões de dólares.

As contribuições de outros países, incluindo os do Golfo e a China (o país que mais emite gases poluentes), permanecerão numa base “voluntária”, refere o texto.

O texto da COP29 estabelece, separadamente, a meta de arrecadar 1,3 triliões de dólares (cerca de 1,247 triliões de euros) por ano até 2035 para os países em desenvolvimento, um total que incluiria a contribuição de 300 mil milhões de dólares dos países desenvolvidos e de outras fontes de financiamento (entre elas multilateral, privado, fiscal, outros países do Sul).

A verba destina-se a ajudar os países em desenvolvimento a abandonarem os combustíveis fósseis e a adaptarem-se às alterações climáticas associadas ao aquecimento global.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...