De mais poluído da Europa a um exemplo: a exposição que conta a história do Rio Leça



O percurso ambiental e cultural do Rio Leça, considerado em tempos o mais poluído da Europa, devido à intensa atividade industrial na região, vai estar em destaque na Maia.  Esta sexta-feira, 30 de maio, pelas 17h30, é inaugurada a exposição “Rio Leça — O rio que nos une”, uma iniciativa promovida em parceria com o Corredor do Rio Leça – Associação de Municípios, que celebra o seu 4.º aniversário – e com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a mostra fotográfica, patente até 30 de junho no MaiaShopping, visa sensibilizar para a importância ambiental e histórica deste curso de água, evidenciando o seu percurso e  a ligação entre os quatro concelhos por onde passa: Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

Distribuída pelos pisos 1 e 2, a exposição estará presente em quatro espaços do centro comercial, entre elas a Praça do Lago e o Espaço Lazer & Cultura. A mostra inclui fotografias antigas cedidas pelos quatro municípios que destacam o património ecológico e cultural do Rio Leça, assim como o trabalho realizado pelo Corredor do Rio Leça nos últimos quatro anos.

Além disso, podem ser vistos registos contemporâneos captados por alunos da Rede de Escolas da Biodiversidade, projeto que promove a literacia ambiental e a ligação ativa da comunidade escolar à proteção do território.

A sessão de inauguração será ainda assinalada pela celebração do 4.º aniversário do Corredor do Rio Leça e contará com a presença de Alberto Costa, atual Presidente da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça e Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como dos autarcas José Manuel Ribeiro (Valongo), António Silva Tiago (Maia) e Luísa Salgueiro (Matosinhos). Associam-se também ao momento Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Artur Branco, da direção do Corredor do Rio Leça, e Miguel Castro, diretor do MaiaShopping.

Durante a cerimónia serão assinados dois protocolos estratégicos: o Protocolo de Cooperação Técnica entre a APA e o Corredor do Rio Leça, no âmbito da elaboração do Plano Específico de Gestão das Águas (PEGA) do Rio Leça, e o Protocolo de Parceria entre a associação e o MaiaShopping, reconhecendo o papel do centro comercial na promoção deste projeto ambiental e cultural.

O Corredor do Rio Leça, que tem como principal fim a despoluição; a reabilitação ecológica; a valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do Corredor do Leça tem levado a cabo várias ações que fazem deste rio um exemplo em monitorização e participação comunitária.

Destacam-se a formação de quatro guarda-rios com tecnologia para registo de ocorrências e a instalação de sensores de nível e qualidade da água ao longo de todo o rio, tornando o Leça o primeiro rio do país a ser monitorizado 24 horas por dia, durante todo o ano.

“É com um enorme orgulho que o MaiaShopping se associa a esta iniciativa, que cruza a valorização ambiental com a participação ativa da comunidade. Acreditamos que a preservação dos recursos naturais e a educação para a sustentabilidade são pilares fundamentais para o futuro, e é gratificante ver o impacto positivo gerado pelo trabalho conjunto entre autarquias, entidades públicas e comunidade educativa. Dar visibilidade a projetos como o Corredor do Rio Leça é também reforçar o papel do centro comercial como espaço vivo, de encontro, cultura e responsabilidade social”, afirma Miguel Castro, diretor do MaiaShopping






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...