Descobertas pegadas de crocodilomorfos no Cabo Espichel



Depois de terem sido descobertas 614 pegadas de dinossauros do Período Cretáceo Inferior no Cabo Espichel em janeiro, a região sesimbrense volta a ser falada. Foram encontradas no local várias pegadas de crocodilomorfos, um grupo de arcossauros que engloba os crocodilos, os dinossauros e os pterossauros.

As pegadas têm cerca de 129 milhões de anos e remontam para o Período Cretácico. A descoberta é única, afirma o paleontólogo Silvério Figueiredo, à Agência Lusa, citado pelo jornal DN: “Pegadas de crocodilos contemporâneos dos dinossauros já existem menos, assim em dois, três sítios, no máximo, identificadas em Portugal e não deste período. Existem do Jurássico. Do Cretácico, estas serão provavelmente as primeiras a serem identificadas”.

Apesar da equipa ter descoberto pegadas de crocodilos e de outros dinossauros no local, é explicado que a sua passagem em Sesimbra pode não ter coincidido. “Pensamos que, se não todas, pelo menos a maioria das pegadas dos dinossauros terão sido feitas numa camada superior e que depois deformou esta em que estavam as pegadas do crocodilo. Terão sido feitas em momentos diferentes”, refere o cientista.

O decorrer das investigações vai permitir descobrir de onde vinham e para onde se dirigiam estes animais, tal como caracterizar o espaço e o ambiente do Cabo Espichel na época.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...