Diferenças térmicas do oceano podem criar electricidade para o Havai
Na Big Island, ou ilha do Havai, a maior do arquipélago, os preços do gás e os custos da energia eléctrica estão entre os mais altos dos Estados Unidos, devido a uma iminente crise energética. Mas a solução para este problema existe – e parece estar no oceano.
A grande diferença de temperaturas registada no oceano, desde a superfície mais quente às águas profundas muito frias, tem o potencial de criar energia através da chamada conversão de energia térmica oceânica (OTEC).
O Havai é um dos mais desejados palcos de OTEC, devido às grandes disparidades de temperatura da água na região. Segundo o Huffington Post, as ilhas havaianas podem produzir 15% mais energia do que as instalações tradicionais de OTEC.
Mas como, concretamente, é que duas diferentes temperaturas na água se combinam para criar energia? Começam por ser aquecidos na água à superfície tubos de amoníaco, de modo a produzirem vapor que acciona uma turbina em terra e gera electricidade. O gás é depois passado através da água fria, que é bombeada para cima desde as profundezas, para o transformar de novo num líquido utilizável.
A actual fábrica da Makai Ocean Engineering é de 100 kilowatts e o plano passa por lhe instalar uma turbina em Março de 2014. O objectivo final da empresa é a criação de uma fábrica de 100 megawatts, que poderia fornecer energia suficiente para toda a ilha do Havai. A instalação ocuparia uma plataforma offshore e poderia custar mais de €749 milhões (R$ 2,3 mil milhões).