Dos incêndios às cheias: estas são as fotografias ambientais vencedoras de 2021

O concurso Fotógrafo Ambiental do Ano 2021 revelou os vencedores da 14.ª edição na COP26.

Rita de Oliveira Grossinho

Uma fotografia de um bebé no chão de uma casa destruído pela erosão costeira, na praia de Afiadenyigba, no Gana, foi a grande vencedora do concurso Fotógrafo Ambiental do Ano 2021 (EPOTY). Trata-se da obra “The rising tide sons”, tirada em 2019 pelo fotógrafo espanhol Antonio Aragón Renuncio.

O EPOTY expõe e premeia as fotografias de ambiente mais inspiradoras do mundo, sensibilizando para os problemas que se vivem atualmente e promovendo, ao mesmo tempo, a adoção de um estilo de vida mais sustentável.  Os vencedores da 14.ª edição foram relevados na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26).

Esta edição contou com a participação de mais de 200 fotógrafos de 120 nações diferentes, e foram recebidas mais de 7 mil fotografias. Além do fotógrafo do ano, são ainda destacados vencedores nas categorias “Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano”, “Ambientes do Futuro”, “O Prémio de Resiliência”, “Cidades Sustentáveis”, “Ação Climática”, “Água e Segurança” e “A Escolha do Público” – estando esta última ainda com votação aberta nas redes sociais, até 1 de dezembro de 2021.

O Jovem fotógrafo ambiental premiado foi Amaan Ali, natural da Índia, com a fotografia “Inferno”, onde é possível ver um rapaz a combater um incêndio florestal perto de casa, em Nova Deli. Na categoria “Ambientes do Futuro” venceu a “Flood” de Michele Lapini, onde se observa a destruição causada por umas cheias no rio Panaro, em Itália.

A fotografia “Green Barrier” de Sandipani Chattopadhyay foi a vencedora da categoria “Água e Segurança”, onde é possível ver a proliferação de algas devido às monções e secas no rio Damodar, na Índia. “O Prémio de Resiliência” foi atribuído à fotografia de Ashraful Islam, intitulada “Survive for Alive”, que demonstra um rebanho de ovelhas à procura de alimento num solo árido, no Bangladesh.

Na categoria “Ação Climática” foi premiada a fotografia “The Last breath” de Kevin Ochieng Onyango, tirada no Quénia, onde uma criança respira o ar puro de uma planta enquanto uma tempestade de areia se levanta atrás de si. Por último, a “Net-Zero transition – Photobioreactor” de Simone Tramonte foi eleita a vencedora na categoria “Cidades Sustentáveis”, que retrata um fotobiorreator nas instalações da Algalif em Reykjanesbaer, na Islândia.

Conheça aqui as fotografias premiadas no EPOTY 2021:

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.