Dupla portuguesa lança sistema de certificação ecológica para sector hoteleiro (com VÍDEO)

Sílvia Pelham e Branca Neves, duas arquitectas e amigas há mais de 30 anos, são as caras por trás do Five Leaf System, uma certificação ecológica de unidades hoteleiras.

Green Savers

Há ideias de negócio que surgem do nada. Quando Sílvia Pelham e o marido pernoitaram num hotel de cinco estrelas, no Sri Lanka, repararam que o ar condicionado estava sempre no máximo. “Estávamos na selva, com imenso calor, e o ar condicionado estava sempre no máximo. Pensámos que o hotel, ainda que fosse de cinco estrelas, não teria nenhuma se fosse avaliado do ponto de vista ambiental”, explicou a arquitecta ao Economia Verde.

Quando voltaram a Portugal, o casal juntou-se a Branca Neves, também arquitecta, e desenvolveu um sistema de avaliação ecológica de unidades turísticas. O certificado é válido por um ano e atribui classificações entre uma e cinco folhas.

“Escrevemos para as entidades que, achamos, podem beneficiar do Five Leaf System. As pessoas têm de fazer uma auto-avaliação do seu hotel ou de qualquer outra acomodação que tenham”, começa por explicar Sílvia.

“Depois de uma outra avaliação inicial por parte da Five Leaf, o certificado é emitido e [o proprietário] tem um ano para tentar melhorar a sua performance”, explica a responsável.

Quantas mais medidas um hotel ou unidade turística tomar em prol do ambiente, melhor será a classificação final. O Neya Lisboa Hotel é uma das unidades que já alcançou uma nota máxima – uma classificação que corresponde à poupança de luz, água e gestão de resíduos implementados no hotel.

Conheça melhor esta certificação no episódio 154 do Economia Verde.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.