Eco-galochas que carregam o telemóvel dos festivaleiros
Junho, Julho e Agosto são meses de Festivais de Verão. Em Portugal, onde este fenómeno chegou há alguns anos e para ficar, como no resto da Europa.
Nos últimos três anos, as organizações destes eventos musicais e os seus patrocinadores começaram a levar um pouco mais a sério algumas questões ligadas com a sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.
Este ano, e pela primeira vez, a operadora de comunicações móveis Orange desenvolveu um interessante carregador de telemóvel: umas eco-galochas que aproveitam a energia que os pés dos seus utilizadores geram durante o festival.
As Orange Power Wellies foram desenvolvidas em colaboração com especialistas em energias renováveis da GotWind e estarão disponíveis num dos maiores festivais de Verão do mundo: Gastonbury, no Reino Unido.
As eco-galochas têm uma sola geradora de energia que converte o calor dos pés em corrente eléctrica. A electricidade gerada pode, então, ser utilizada para carregar o telemóvel.
Doze horas de utilização das galochas produz a energia suficiente para carregar um telemóvel durante uma hora. E para aumentar a duração do carregamento basta dançar, porque quanto mais os pés aquecerem, maior será a quantidade de energia produzida.
E porquê as galochas? Bom, porque quem conhece Glastonbury (e basta fazer uma pesquisa no YouTube com o nome do festival), sabe que é maior a probabilidade de aparecer a chuva do que o Sol.