Eléctrico que liga Chiado ao Príncipe Real suspenso



O eléctrico 24 -ou Chiado Tram Tour – que durante o Verão ligou a Praça Camões e a Praça do Príncipe Real, encontra-se suspenso. Segundo o blog Cidadania LX, a suspensão do Chiado Tram Tour – “uma má experiência” – já se encontra comunicado nos pontos de acesso ao eléctrico.

O blog, dedicado à sustentabilidade urbana da capital portuguesa, pede ao Governo, Carris e Câmara Municipal de Lisboa para não desistirem do 24E, alegando que o percurso deste eléctrico deveria sê-lo em “toda a extensão da infra-estrutura existente, ou seja, do Cais do Sodré a Campolide, com extensão ao Largo do Carmo.”

Por outro lado, a circulação do eléctrico na linha do 24E deveria sê-lo “em regime de transporte público, como qualquer outra linha de eléctrico, como por exemplo o famoso 28E”, continua o site.

“A reactivação do 24E, enquanto meio de transporte público, é necessária sob os pontos de vista ambiental, de mobilidade e de boas-práticas internacionais. E, consequentemente, (…) será sempre lucrativa para a Carris, à semelhança do 28E”, conclui o site, que remete depois para a assinatura de uma petição que pede o regresso do eléctrico 24.

A história do 24E

O eléctrico 24 iniciou a sua actividade a 1 de Julho de 1905, ligando o Rossio a Campolide, pelo Cais do Sodré, Rua do Alecrim, Príncipe Real, Rato e Amoreiras. Em 1907, ele deixou de ir à Baixa e a designar-se Rua do Ouro/Campolide, pois o percurso entre a Rua do Ouro e o Largo do Carmo efectuava-se via Elevador de Santa Justa. Depois, subia a Rua Nova da Trindade até ao Largo Trindade Coelho e daí pelo percurso antigo até ao Rato e Campolide.

Posteriormente, avança a petição, ele foi prolongado à Avenida Duque de Ávila, Morais Soares e Alto de S. João e zona ribeirinha.

Nos anos 70 do Séc. XX foi uma das poucas carreiras sobreviventes, ainda assim com sucessivos encurtamentos. A fase final de redução da rede de elétricos, entre 1991 e 1997, ficou a circular apenas entre o Carmo e o Alto de São João, depois encurtado ao Arco do Cego, e prolongado ao Cais do Sodré.

A 28 de Agosto de 1995, a carreira foi provisoriamente suspensa – por determinação da CML, já que a construção do parque de estacionamento subterrâneo em Campolide inviabilizaria a circulação de eléctricos durante as obras. Quando as obras em Campolide terminaram, a circulação de eléctricos no Largo do Rato fora entretanto suspensa, devido às obras do metropolitano. No reperfilamento da praça entretanto decorrido, a linha de eléctrico ficou parcialmente debaixo dum passeio.

[nggallery id=2312 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...