Energias renováveis: mais de 50% da produção elétrica em Portugal é de origem renovável



O novo boletim das energias renováveis da APREN (Associação dos Produtores de Energia Renovável) dá conta que até ao final de novembro de 2018, as fontes de energia renovável representaram 52,8% do total de produção elétrica de Portugal Continental.

Assim, os 52,8% de energia renovável correspondem a 26 680GWh, com os restantes 47,2% a terem origem na produção fóssil (23 850 GWh).

A maior fonte de energia renovável em Portugal continental continua a ser a hidroelétrica, que representou 24% do mix energético. A seguir está a energia eólica, com 22,2%, a biomassa com 6,5% e, num terceiro lugar muito distante, a energia solar com 1,5% do mix energético.

No campo dos combustíveis fósseis, o carvão e o gás natural continuam a representar a esmagadora maioria da capacidade energética instalada, com 39% do mix.

 

Bom caminho para a neutralidade carbónica?
Apesar do potencial de energia solar que Portugal continental tem, esta fonte de energia continua a ser a que menos contribui para o total do país. Talvez este quadro mude para 2019, dado que têm chegado à Direção-Geral de Energia e Geologia muitos pedidos de licenciamentos para novas centrais de energia solar. De qualquer modo, são boas notícias para o Roteiro da Neutralidade Carbónica 2050, dado que mais de metade da produção elétrica do país já provém de fontes renováveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...