ERP Portugal, Orima e Refood juntam-se contra o desperdício em iniciativa por todo o país
Em Portugal, o desperdício alimentar continua a ser um problema persistente e alarmante, com toneladas de alimentos a serem desperdiçadas anualmente. Por ano, e de acordo com os dados oficiais, as famílias portuguesas desperdiçam 180kg de alimentos e os restaurantes 23 quilos por habitante. Por outro lado, Portugal está ainda distante das metas estabelecidas para a reciclagem.
Conscientes desta realidade, a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) e a marca portuguesa de eletrodomésticos, Orima, juntam-se à Refood numa iniciativa inovadora que pretende potenciar a redução do desperdício alimentar através do apoio a esta entidade, cuja atividade se baseia na recolha de refeições desperdiçadas e o seu encaminhamento a famílias necessitadas, foi divulgado em comunicado.
Para tal, acrescenta a mesma fonte, basta que os portugueses se dirijam aos mais de 62 centros Refood em todo o país, e entreguem pilhas e lâmpadas que serão encaminhadas pela ERP Portugal para reciclagem.
“Desperdício Zero, Impacto Duplo” é o mote desta iniciativa que pretende sensibilizar para a importância da redução do desperdício alimentar, temática deste ano da semana em causa, mas também para o correto encaminhamento de resíduos perigosos como pilhas e lâmpadas.
Durante um mês, até dia 20 de dezembro, todos os núcleos da Refood de norte a sul do país vão funcionar como pontos de entrega de pilhas e lâmpadas. Entre as 18h00 e as 22h00, a população pode entregar os seus resíduos perigosos nos núcleos da Refood e apoiar a sua missão contra o desperdício alimentar.