Escaravelhos do estrume também podem estimular o crescimento das plantas



Os escaravelhos que se alimentam do estrume aumentam em média 17% o crescimento das plantas , de acordo com uma nova análise australiana de investigações anteriores. Isto que coloca o aumento dos escaravelhos a um nível semelhante ao aumento do crescimento obtido com as minhocas.

É geralmente aceite que o processo de enterrar o estrume para se alimentar e reproduzir ajuda as plantas a crescer, aumentando os nutrientes que podem absorver do solo. A análise de 24 publicações revelou efeitos mais fortes quando estavam presentes mais escaravelhos do estrume, mas o seu impacto no crescimento das plantas não foi observado em todos os estudos. Esta evidência quantitativa dos serviços ecossistémicos prestados pelos escaravelhos do estrume pode ajudar a informar as decisões relativas aos recursos e à utilização dos solos, afirmaram os autores.

Os investigadores descobriram que, ao enterrarem o estrume, os escaravelhos ajudavam as plantas a crescer, mas havia muita variabilidade nos dados, com alguns estudos a mostrarem que os escaravelhos reduziam o crescimento das plantas até 72% e outros a mostrarem que o aumentavam até 802%.

Além disso, descobriram que os escaravelhos ajudaram a aumentar o peso das plantas mais do que o seu comprimento e que o crescimento das plantas foi maior quando mais escaravelhos estavam a transportar estrume.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...