Está a nascer no Brasil a primeira cidade 100% sustentável

A cerca de 50 km de Fortaleza, em Croatá, no Brasil está a nascer a primeira cidade 100% inteligente e 100% sustentável. A Smart City Laguna pretende servir de exemplo para inspirar a implementação de projectos semelhantes, um pouco por todo o mundo.

Esta obra, uma iniciativa conjunta de duas empresas italianas, a Planeta Idea e a Recs Architects, em conjunto com o consórcio SG Desenvolvimento, assenta em quatro pilares fundamentais: planeamento urbano, sustentabilidade ambiental, tecnologia e inclusão social.

Nesta primeira fase está prevista a construção de 150 casas de valores economicamente viáveis inspirados no sistema de habitação social. Para além disso estão previstas áreas comercias e de lazer, serviços públicos e um porto que ambiciona ser o segundo maior do Brasil até 2015.   

De entre os vários benefícios desta cidade destaca-se a existência de corredores verdes e ciclovias, o aproveitamento de águas pluviais e tratamentos de águas residuais e a autonomia energética através da utilização de energia solar e eólica.

Na sua vertente social, a cidade está pensada para promover a interacção entre os seus habitantes através da criação de hortas urbanas de uso comum, da fomentação da partilha de alimentos e de outras actividades desenvolvidas em comunidade.

A cidade disponibilizará ainda wifi gratuito em algumas áreas específicas e de um aplicativo para todos os moradores onde podem controlar os seus gastos e consumos e partilhar o uso de alguns serviços como transporte e alimentação.

Foto: Smart City Laguna

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php