Esta aldeia paga-lhe 44 mil euros se for viver para lá
A bela aldeia da região de Abruzzo, no sudeste de Itália, divulgou os detalhes do projeto. Tendo atualmente 115 moradores, 41 com mais de 65 anos e somente 13 com menos de 20, Santo Stefano procura com esta medida dar uma nova vida ao seu território e renovar-se, de acordo com um comunicado divulgado pelo município.
A autarquia local realçou que era “essencial fazer algo para garantir um desenvolvimento sustentável e duradouro do território”, segundo o comunicado citado pela CNBC.
A iniciativa de angariação de novos residentes incluía inicialmente a oferta de uma bolsa máxima de 8 mil euros anuais, durante três anos. Todavia, a oferta estendeu-se, sendo que existe agora uma segunda bolsa de 20 mil euros para os moradores com vontade de empreender.
O concelho fornece, a quem queira montar um negócio, um espaço com uma renda irrisória. Para se poderem candidatar os residentes têm de ter entre 18 e 40 anos. Podem ser provenientes de Itália, mas não de regiões com menos de 2 mil pessoas. Podem pertencer, ou não, à União Europeia – caso não pertençam, precisam de ter uma autorização de residência emitida por um período indefinido.
Para a candidatura ser válida terá de se comprometer a viver pelo menos cinco anos na aldeia de Santo Stefano e montar um negócio nas áreas do turismo, desporto, cultura, marketing ou alimentação. As candidaturas terminam no dia 15 de novembro.