Este peixe-robô consegue comer microplásticos



Criado na Universidade de Sichuan, na China, este robô é diferente de todos os já inventandos e tem um propósito único: acabar com os microplásticos no oceano. O peixe-robô funciona através de uma luz, que impulsiona os seus movimentos e impede que colida com outros peixes ou embarcações.

Tem cerca de 1.27 centímetros, é feito de poliuretano (PU) e pode nadar até 2.76 comprimentos corporais por segundo. Este opera em águas rasas, mas o objetivo a longo prazo é que este possa mergulhar em águas mais profundas, recolher dados em tempo real sobre a poluição marinha e ajudar a limpar os oceanos.

Os microplásticos são pequenas partículas de plástico, com tamanho inferior a 5 milímetros, que se encontram espalhadas no ambiente em resultado da incorreta deposição e consequente deterioração dos resíduos plásticos. Por dia, cerca de 8 milhões de plásticos vão para aos oceanos. As consequências vão muito além dos ecossistemas, afetam a saúde das espécies e do próprio ser humano. Desenvolver soluções para combater esta ameaça tornou-se prioritário.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...