Estrume produzido por quinta norte-americana electrifica 1.000 casas



Uma quinta do estado norte-americano de Indiana viu no estrume produzido pelos seus animais uma oportunidade para ganhar dinheiro. Ao instalar um sistema de recuperação de biogás, a quinta Homestead Dairy consegue transformar o estrume em energia suficiente para electrificar 1.000 casas vizinhas – e acabar com odores indesejáveis.

“Funciona economicamente, mas uma das principais razões pelas quais instalámos [o sistema] foi para tentar controlar o odor que chegava aos nossos vizinhos”, explicou ao IFL Science Floyd Houin, cuja família gere a quinta desde 1945.

“A terra é muito importante para nós, uma vez que produzimos culturas para alimentar as vacas. Por isso fazemos todos os possíveis para gerir os terrenos e a água. Bebemos a mesma água que o resto das pessoas”, continuou.

Assim, a quinta recolhe 265.000 litros de estrume e urina que os 3.400 animais produzem por ano e envia-os para um digestor anaeróbico. Este aparelho pode ser aquecido para acelerar a decomposição desta pasta, acabar com o seu cheiro e capturar todos os gases com efeito de estufa. Finalmente, o sistema permite ainda produzir energia e fertilizante.

Só nos Estados Unidos, avança o IFL Science, existem 246 grandes quintas com sistemas de recuperação de biogás. Juntas, elas ajudaram a evitar que mais de três milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa fossem libertadas em 2014 – o equivalente a retirar 630.000 carros da estrada.

O sistema é caro – custa €5,3 milhões – mas paga-se em cinco anos.

Foto: Daniel Jolivet / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...