Eventos por todo o país vão revelar novidades da bioeconomia têxtil



Os últimos avanços e novidades do projeto “be@t – bioeconomia na indústria têxtil” marcam o regresso do país ao ritmo habitual. Há apresentações marcadas para quatro eventos durante o mês de setembro, alguns deles já nesta semana em Lisboa e no Porto, após o que seguirá a região do Minho, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, focado na sustentabilidade e na redução drástica da pegada ambiental do setor, a par do robustecimento económico, o be@t (https://bioeconomy-at-textiles.com/) começa a revelar as suas mais recentes conquistas durante o salão Modtissimo, nestas quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, na Exponor. E, logo a seguir, também no evento Cidade do Zero que decorre no próximo fim-de-semana, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda.

No stand be@t que estará instalado no Modtissimo, serão dados a conhecer avançadas soluções tecnológicas e biomateriais inovadores be@t by iTechStyle GreenCircle que estão a marcar o ritmo da mudança para construir um futuro mais sustentável.

Já no sábado e no domingo, o be@t ruma a Lisboa para o Cidade do Zero, onde a divulgação das suas prioridades e metas estará mais vocacionada para o público em geral. Workshops e talks são alguns dos momentos previstos para dar a conhecer melhor temas prementes como o Passaporte Digital do Produto ou a Inovação e a Sustentabilidade na Indústria da Moda.

Ao participar nestas duas iniciativas, o be@t aposta assim em chegar mais perto dos seus dois públicos-alvo – o profissional e a sociedade civil – difundindo o conhecimento que tem vindo a aprofundar e os resultados objetivos que começou já a somar rumo à meta de final de 2025.

Promover a consciência ambiental

No mesmo sentido, o final do mês de setembro trará ainda mais oportunidades para o projeto de bioeconomia ir junto das pessoas sensibilizar e captar aderentes para os princípios da sustentabilidade: a Noite Europeia dos Investigadores e o Greenfest, ambas na região minhota.

No dia 27, a jornada noturna dos investigadores tem por tema “Ciência para os Desafios Globais” e vai decorrer em quatro cidades, estando o be@t associado ao programa de Braga, no Fórum Braga, que contempla mais de 100 atividades. Coordenado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, inclui uma Mostra de Ciência e envolve escolas básicas e secundárias de concelhos da região, constituindo por isso uma ocasião especial para o be@t contactar com os jovens.

A oportunidade é reforçada com o Greenfest Braga, um grande evento de sustentabilidade que se desenrolará nos dias 27, 28 e 29, igualmente com epicentro na Universidade do Minho e o envolvimento do be@t. Espetáculos, palestras, workshops, visitas guiadas, exposição, música, mercado e oficinas compõem a programação dos três dias, que visa levar as famílias e o público em geral a explorar e celebrar a sustentabilidade nas suas múltiplas dimensões, promovendo como o be@t a consciência ambiental e o compromisso com um futuro mais verde e responsável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...