Évora alerta para reciclagem e expõe meia tonelada de lixo “para toda a gente ver”



Mais de meia tonelada de resíduos domésticos acondicionados em 80 sacos, correspondente ao lixo produzido por uma pessoa num ano, vai ser exposta numa praça em Évora, no dia 19, para sensibilizar para a reciclagem.

Trata-se de uma instalação, intitulada “O Seu Lixo Para Toda A Gente Ver”, promovida pela empresa intermunicipal Gesamb, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que se assinala a partir deste sábado e até ao dia 24 de novembro.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU) explicou que a “instalação provocatória” vai poder ser vista na Praça 1.º de Maio, desde a manhã até ao final do dia 19.

De “uma forma direta e provocatória”, a Gesamb, “em vez de recolher, vai expor, em praça pública, o lixo produzido por um único habitante do distrito de Évora” durante o ano de 2023.

“Esta é uma provocação em forma de instalação que tem como principal intuito evidenciar o óbvio: fazemos muito lixo, mas reciclamos ainda muito pouco”, justificou a empresa.

A iniciativa feita de lixo, continuou, pretende chamar a atenção para “uma realidade que nem sempre está à vista de todos”,

“Em 2023, foram produzidas quase 81 mil toneladas de resíduos domésticos em 12 municípios do distrito”, sendo que, desse total, “apenas 11% foi reciclado, quando o seu potencial de valorização seria de 65%”, alertou a entidade promotora.

Por isso, a empresa que gere os resíduos urbanos produzidos por cerca de 141 mil habitantes de 12 municípios do distrito de Évora pretende, com esta ação, confrontar a população, “de uma forma inequívoca e realista”, e chamar a atenção “para as 80 mil toneladas de lixo doméstico”.

“O intuito é claro – agitar consciências e, através de uma ação concreta, cada pessoa será confrontada, no espaço público, com a representação do lixo que produziu num único ano”, frisou.

A instalação vai ser composta por “um grande aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalente a mais de meia tonelada de lixo que cada pessoa residente nos concelhos servidos pela Gesamb produziu em 2023”.

E, realçou a empresa, “para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor 11,5 milhões de sacos”.

A ação programada para dia 19 “coloca a nu este desperdício de potencial para reciclagem e revela precisamente o ridículo entre a quantidade de resíduos produzidos e a quantidade que é efetivamente separada pelos cidadãos nos concelhos abrangidos”.

E, de acordo com a empresa, revela ainda “algo que é insustentável à luz das atuais metas constantes no Plano Nacional de Gestão de Resíduos, e que emanam da União Europeia”.

“Segundo as conclusões do relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de 2022 sobre reciclagem, Portugal continua aquém das metas estabelecidas para 2025. O mesmo estudo revela que o lixo comum ou indiferenciado representa ainda 77% dos resíduos recolhidos em Portugal, enquanto a recolha seletiva representa apenas 21%”, exemplificou a empresa.

Além de tais dados representarem um “problema ambiental”, existe “o risco de incumprimento das metas definidas pela União Europeia e que apontam para a redução de 50% da deposição de resíduos urbanos em aterro” e a necessidade de triplicar a reciclagem, avisou.

A Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos EIM é uma empresa participada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela BioSmart – Soluções Ambientais, S.A., do Grupo NOV Ambiente & Energia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...