Fado já é do mundo



Depois de uma longa espera, cujo quartel-general se localizou no Museu do Fado, em Lisboa, o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou que a canção portuguesa que Amália Rodrigues levou ao mundo era distinguida como Património da Humanidade. “Um orgulho”, não só para aqueles directamente ligados ao Fado, mas para todo o país.

Esta vitória dará à canção portuguesa “legitimidade acrescida e autoestima, sendo uma lufada para fazer outras coisas”, acredita Ricardo Fonseca, o último mestrando em Literatura e Cultura Comparadas da Universidade do Minho, em declarações à agência Lusa. “Quanto maior o reconhecimento, melhor para todos”, defende, por sua vez, Cristina Nóbrega, Prémio Amália Revelação 2009. Assim, a distinção internacional do Fado deverá gerar um Plano de Salvaguarda, um Plano Pedagógico e um Plano de Edição e de Investigação.

A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa em Junho do ano passado e oficializada no passado mês de Janeiro. Os peritos da UNESCO, tal como o Paraguai e Espanha, consideraram-na “exemplar” e aprovaram-na por unanimidade. No início da noite de domingo (fim da manhã em Portugal), “Estranha Forma de Vida”, tema imortalizado por Amália, ouvia-se em Bali, depois do presidente da Câmara de Lisboa ter aproximado o seu telemóvel do microfone da sala, na Indonésia, após o anúncio da vitória.

Agora, chega o reconhecimento internacional da mais tradicional das canções nacionais, que “representa a forma de estar dos portugueses”, diz Ricardo Fonseca. Nomes como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro ou Carlos do Carmo jamais serão esquecidos, enquanto, simultaneamente, surge uma “new wave” do Fado, com novos intérpretes e abordagens.

O Fado está a reinventar-se e a deixar cair as suas tradicionais barreiras, prova disso são os duetos de Ana Moura com Prince e The Rolling Stones ou as actuações de Mafalda Arnauth, que canta Astor Piazzola ou Carlos Jobim, ou Mísia, que interpreta Nine Inch Nails e Joy Division. O sucesso de Mariza, a alegada sucessora de Amália Rodrigues no mundo, comprova ainda que o estilo está a entrar numa nova era e tem força para crescer.





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