Falta de água em Teerão preocupa autoridades iranianas



O Irão enfrenta uma situação alarmante de escassez de água, com as reservas das barragens que abastecem Teerão no seu nível mais baixo desde que há registo, alertou a Companhia Provincial de Água e Águas Residuais de Teerão (ABFA, em persa).

“As reservas das barragens que fornecem água a Teerão estão atualmente ao seu nível mais baixo num século”, advertiu a ABFA, em comunicado.

A empresa atribuiu a crise à seca dos últimos cinco anos: “A diminuição da precipitação na província de Teerão durante este ano hidrológico, que não tem precedentes nos últimos 60 anos, afetou gravemente os recursos hídricos de Teerão”.

Nesse sentido, a empresa aconselhou os cidadãos que vivem em complexos residenciais de vários andares a instalarem um tanque e uma bomba para compensar as limitações causadas pelas quedas de pressão da água.

Para evitar os cortes de água programados, as autoridades baixaram a pressão e pediram à população que reduzisse o consumo.

Em várias zonas da cidade de Teerão, os cidadãos relataram cortes de água durante várias horas por dia, que as autoridades negaram e atribuíram à redução do caudal, que provoca interrupções nos edifícios sem bombas.

O abastecimento de água na província de Teerão depende de cinco barragens, que têm atualmente cerca de 414 milhões de metros cúbicos de água, quando, em condições normais nesta época do ano, deveriam ter o dobro, segundo a agência iraniana Tasnim, citada pela Efe.

O estudo indica igualmente que a precipitação neste ano diminuiu 34% em relação ao ano passado.

A escassez de água afeta igualmente os habitantes de outras províncias, como Ilam e Alborz.

Para além da crise da água, o país sofre de uma escassez de eletricidade sem precedentes, que levou a cortes de energia programados nos últimos meses e que se prolongará até ao final do verão.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...