Feira dedicada à transição energética arranca na Exponor com 76 expositores
Um total de 76 expositores vão estar na 2.ª edição da ENERH20, feira dedicada à transição energética e tecnologias de gestão de água, com os organizadores a alertarem para a morosidade na atribuição dos apoios ao investimento.
O certame, que vai decorrer na Exponor (Feira Internacional do Porto) nos próximos dias 25 e 26 de setembro, registou uma subida de 40% no número de expositores face à edição anterior, segundo um comunicado ontem enviado às redações.
A ENERH2O – Energy and Water Innovation & Technology é organizada conjuntamente pela portuguesa OneEvents e pela espanhola Profei e contará com a presença de empresas líderes de mercado e ‘start-ups’ que operam no mercado ibérico, nomeadamente nas áreas da armazenagem energética, energias fotovoltaica, eólica, geotérmica e hídrica, hidrogénio, biogás, autoconsumo de energia, tratamento e abastecimento de água ou ainda recolha, transporte e armazenamento hídrico, captura e sequestro de carbono.
Citado no comunicado, o presidente da Direção da Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, Carlos Iglésias, refere que há muitos projetos de transição energética e de melhoria da eficiência de utilização de recursos energéticos que “aguardam decisões e os inerentes apoios financeiros para serem realizados”, no âmbito dos incentivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030.
Neste contexto, salienta a “necessidade urgente” de “acelerar respostas” às candidaturas efetuadas por privados, públicos e economia social.
Além da vertente expositiva, o certame contempla a realização de várias mesas-redondas e painéis de discussão sobre incentivos e financiamento, políticas públicas e quadro regulamentar na área da transição energética.