O Festival da Montanha vai celebrar “a natureza, a grandeza e a cultura vibrante” da Serra da Estrela com mais de 60 atividades, em Manteigas, de sexta-feira a domingo.
“Criado com o objetivo de destacar a importância das montanhas e promover a sua preservação, o Festival da Montanha combina desporto, lazer, bem-estar e cultura, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de se conectarem com a natureza”, adiantaram os promotores num comunicado enviado à agência Lusa.
O Festival da Montanha é coorganizado pela GLOW Creative Intelligence e o município de Manteigas, no distrito da Guarda, em parceria com a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO.
A programação da terceira edição do evento conta com caminhadas, ‘trail running’, BTT e eBike, cicloturismo, escalada, caiaque, parapente e outros desportos de montanha.
Trata-se de atividades não competitivas, “acessíveis a diferentes níveis de experiência, idades e condições físicas”, para “desfrutar, por terra, ar e água, das magníficas paisagens da Serra da Estrela”.
A novidade deste ano é a realização de uma Expedição na Montanha, que vai consistir numa caminhada de dois dias por trilhos menos explorados na Serra da Estrela.
O Festival da Montanha vai também proporcionar sessões de yoga, pranayama, meditação, mantras, danças conscientes com a natureza, massagens e, pela primeira vez, passeios ‘mindfulness’, “para abrandar o ritmo e cultivar uma ligação mais consciente ao território e aos elementos da natureza”.
Da programação cultural destaque para concertos de Clementine (dia 20, 18:00) e Ruy Marchi (dia 21, 17:00).
O sábado à noite (22:00) será em formato ‘silent disco’ com o DJ Ruben Sousa.
Haverá ainda um concerto de olhos vendados (dia 20, 14:00), pelo artista sonoro Luís Antero, e sessões de cinema ao ar livre, com filmes selecionados pela produtora independente dos Países Baixos The Tuesday Studio, que “combinam cinema, natureza e reflexão sob o céu estrelado da Serra da Estrela”.
Durante o fim de semana estão agendadas as ‘Conversas da Montanha’ sobre conservação da natureza e ativismo ambiental, bem como sessões de observação astronómica e passeios de ‘birdwatching’.
A base do Festival da Montanha estará instalada no Parque da Várzea, em Manteigas, onde vai decorrer um Mercado de Montanha, com produtos e artesanato local.
Uma Feira Outdoor, dedicada a empresas de animação turística e comércio de equipamentos desportivos de montanha, um espaço de diversão para os mais pequenos e uma área de restauração com ‘street food’ são outras propostas disponíveis naquele espaço de lazer da vila.
A entrada é livre.









