Funchal quer ser exemplo de sustentabilidade e resiliência ambiental na Madeira



O Funchal quer tornar-se um exemplo de sustentabilidade e resiliência para os restantes territórios da Madeira, com a criação do primeiro Plano Municipal de Ação Climática na região, realçou hoje a vereadora do município com o pelouro do Ambiente.

“O Funchal quer e vai aproveitar esta oportunidade única de se tornar um exemplo de sustentabilidade e resiliência para os restantes territórios da nossa ilha”, afirmou Nádia Coelho, na sessão de abertura do evento ‘Funchal Climate Week’.

A autarca salientou que a proposta do plano foi elaborada em diversas fases, com a auscultação de empresas e entidades de várias áreas, como ambiente, proteção civil, transportes, turismo, saúde e educação, resultando num “documento estratégico” e “construído de forma sólida”.

“Estamos perante um desafio imenso, mas não estamos sozinhos. A luta contra as alterações climáticas é global e exige um esforço conjunto de todos os países, regiões e cidades, mas é nas nossas ações locais que podemos gerar as maiores mudanças”, considerou.

Nádia Coelho apontou que as “alterações climáticas afetam as ilhas de forma mais intensa e imediata”, referindo que o Funchal já registou fenómenos de inundações e de deslizamentos de terras “que não só põem em risco as infraestruturas, como também afetam as populações”.

“Este não é um problema distante”, alertou, salientando que “o futuro já chegou e está a manifestar-se de forma mais evidente em territórios” como a Madeira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...